Fonte: Secretaria de Obras Públicas
Na tarde desta terça-feira (9), a Escola Estadual Margarida Pardelhas, localizada no Centro de Cruz Alta, precisou ser evacuada após a identificação de um forte cheiro de substância não identificada dentro do prédio. Alunos e professores relataram sintomas como tosse, irritação nos olhos e enjoo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com o Grupo de comunicação Pilau, de Cruz Alta, diante da situação, a direção do colégio orientou que todos fossem retirados das salas de aula e deslocados até a quadra de esportes. Em seguida, os estudantes foram liberados para retornar para casa, após contato com pais e responsáveis.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 14h30min para atender a ocorrência, inicialmente tratada como suspeita de vazamento de gás.
- Mostra Científica das escolas estaduais expõe 115 trabalhos em Santa Maria
- As empresas que ofertam 95 vagas de emprego no Feirão do Senac de Santa Maria nesta quarta
Durante a inspeção, nenhuma substância inflamável ou tóxica foi localizada. Segundo o tenente De Paula, que acompanhou a ocorrência, o odor tinha características semelhantes ao de spray de pimenta, o que levou ao descarte de riscos maiores para a comunidade escolar.
- Nós recebemos esse chamado de um possível gás que estivesse sendo prejudicial à saúde. Nossa equipe fez uma inspeção em todas as instalações e não identificamos nenhum gás tóxico.
Ainda de acordo com o grupo Pilau, após o atendimento, não houve necessidade de encaminhamento médico de estudantes ou professores, e a situação foi considerada controlada. A direção da escola comunicou a 9ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) sobre o ocorrido e informou que as aulas devem retornar normalmente nesta quarta-feira (10).
O tenente ainda afastou a possibilidade de ser um gás do Hospital da Cidade, que funcionava no local há cerca de 11 anos atrás.
- Para que se tivesse essa mudança, de hospital para escola, houve uma série de laudos e documentações para que virasse uma escola.
Até o momento, não há confirmação sobre a origem do cheiro que provocou os sintomas e levou à evacuação preventiva. O episódio segue em acompanhamento pela direção da escola.